Foto: Polícia Civil (Divulgação)
A Polícia Civil desmantelou um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas em Santa Cruz do Sul e derrubou um imóvel que funcionava como ponto de venda de entorpecentes no Bairro Bom Jesus. A ação, batizada de Operação Colosso, foi deflagrada pela 1ª Delegacia de Polícia da cidade, com apoio da Brigada Militar e da prefeitura.
De acordo com o delegado Guilherme Dill, as investigações identificaram que os criminosos haviam invadido um terreno público e construído no local uma estrutura fortificada semelhante a um bunker. O espaço tinha laterais e teto de concreto e apenas uma porta de ferro para entrada e saída, servindo exclusivamente ao comércio de drogas.
– A construção era tão reforçada que, para possibilitar a entrada dos policiais e a prisão dos envolvidos, foi preciso utilizar uma retroescavadeira – relatou o delegado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A operação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão, cinco prisões temporárias, 10 bloqueios de contas bancárias e a demolição do bunker. No total, participaram 40 policiais civis em 10 viaturas, 24 policiais militares em oito viaturas, além do helicóptero da Brigada Militar.

Segundo Dill, a ação teve como objetivo restabelecer a segurança e o convívio social no Bairro, fortemente impactado pelo tráfico de drogas. Ele destacou ainda a integração entre as forças de segurança, a Prefeitura, o Ministério Público e o Judiciário para viabilizar a operação.
Prisões e apreensões
Ao todo, cinco pessoas foram presas: duas em flagrante por tráfico de drogas, duas em flagrante por atuarem como informantes e uma de forma temporária. Também foram apreendidas porções de cocaína fracionada, metanfetamina, crack, material para embalar entorpecentes e anotações relacionadas ao tráfico.